Música


Dos 0 aos 7 anos, esta musicalidade manifesta-se principalmente  em sua corporalidade. Os ritmos, os movimentos, os gestos e os sons  que vivem em seu ambiente, são os educadores musicais.  Na  primeira infância, especial atenção deve ser dada à educação  dos sentidos, especialmente o sentido da audição.

Toda criança, desde pequena, traz a  música destro de si. A educação musical na Escola Waldorf se inicia desta forma, no maternal e no jardim de infância, no respeito ao ouvido da criança em formação.


Sons delicados que embalam e trazem aconchego. Ao invés de sons eletrônicos, a voz humana. A doce presença do Kântele. Sons da natureza. Muitos ritmos, brincadeiras de dedos, versos, cirandas. Liberdade de movimentos. Tudo isso é musicalização e prepara intensamente a criança para as aulas de música no ensino fundamental. 


No Ensino Fundamental, a música faz parte do currículo, os alunos   tem duas aulas por semana e o instrumento que unifica a classe é a flauta doce. A música é também um importante instrumento de trabalho  para o professor  de classe.  O aprendizado da música dá continuidade ao desenvolvimento do sistema motor, lança as bases para o pensar vivo e criativo, cultiva sentimentos de beleza e comunhão.